PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 ruma a Espanha e aos troços de asfalto

Dois ralis já corridos, dois vencedores diferentes, ambos portugueses – Pedro Antunes (Terras d’Aboboreira) e Ricardo Sousa (Vodafone Rally de Portugal) – na Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Em comum apenas o facto de ambos terem tido como palcos troços de terra, realizados a norte de Portugal, dois fatores que vão mudar diametralmente na que será a terceira prova da presente época de 2023, o Rallye Ourense.

Será o primeiro dos três ralis espanhóis do calendário deste ano da copa ibérica, e irá para a estrada nos próximos dias 16 e 17 de junho, nas especiais em asfalto da região a noroeste do país vizinho. Compõe-se de 12 troços cronometrados (incluindo uma dupla SuperEspecial noturna na noite do primeiro dia), para uma distância competitiva de 163,60 quilómetros, integrada num percurso total de 472,93 quilómetros.

Na luta pela vitória estarão, naturalmente, os pilotos locais, que não pretendem ver os invasores do país vizinho retirarem-lhes a supremacia no seu território, com especial incidência de Iago Gabeiras, atual segundo no ranking de Pilotos, a apenas 4 pontos do atual líder Antunes, o ‘Campeão’ da copa de 2020.

Para além desses nomes que, à data, ocupam o top-3 da copa, estão inscritos mais oito duplas de Leões que, aos comandos dos competitivos e fiáveis Peugeot 208 Rally4, estão ávidos de um resultado de relevo que os leve a encarar, com menor pressão relativa, a segunda metade do ano, que se irá compor de mais três provas: Rally Vinho Madeira (agosto), Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo (setembro) e RallyRACC Catalunya – Costa Daurada (outubro).

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 é uma coorganização da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, com a logística no terreno a cargo da Sports & You.

 

QUATRO PONTOS SEPARAM OS DOIS PRIMEIROS

São apenas quatro os pontos que separam o luso Pedro Antunes, vencedor do Rali Terras d’Aboboreira e 4º classificado no Vodafone Rally de Portugal, de Iago Gabeiras, piloto espanhol que alcançou um 2º e 3º lugar, respetivamente, nessas que foram as duas primeiras provas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023. Atrás deles, decidido a recuperar de um início de época menos feliz, encontra-se Ricardo Sousa, vencedor indiscutível do rali que, há menos de um mês, integrou o programa da prova portuguesa pontuável para o WRC.

Aos comandos dos seus competitivos, robustos e fiáveis Peugeot 208 Rally4, este trio apresenta-se, agora, nas classificativas do Rallye Ourense, terceira prova da época, com muita vontade de alcançar novos bons resultados e, principalmente, de sólidas pontuações que lhes permitam abordar, com renovada estratégia, a segunda metade do ano.

Na ausência do compatriota Ernesto Cunha, atual 4º classificado na copa, a oposição mais próxima parece vir de Aleksandr Semenov, piloto russo que também ocupa, ex-aequo, essa posição no ranking de Pilotos, 1 ponto à frente de Sérgi Perez.

Por seu turno, caso as coisas lhes corram de feição, Joosep Ralf Nögene, Adrià Serratosa e Pablo Blanco poderão melhorar significativamente o seu pecúlio pontual. Eles fecham, por esta ordem, o atual ranking de Pilotos da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023.

A completar o conjunto de presenças em Ourense teremos Santiago Garcia, piloto que regressa à copa ibérica, e os rookies Manuel Fernandez e Alex Español, todos pretendendo brilhar na sua prova de estreia na copa ibérica de 2023.

Tudo isto, claro, tendo também todos eles em vista o atrativo pacote de 20.000 euros em prémios monetários a distribuir, de novo, neste rali, 19.000 pelos ocupantes do top-10 e os restantes 1.000 euros para o vencedor da categoria Júnior (nascido em ou após 1 de janeiro de 1996).

 

DUAS ETAPAS, 12 TROÇOS E 163,60 QUILÓMETROS CRONOMETRADOS*

Organizado pela Escuderia Ourense, o Rallye de Ourense adota uma estrutura de dois dias, com uma dúzia de especiais, com 163,60 quilómetros ao cronómetro, integrada num percurso total de 472,93 quilómetros.

A 1ª Etapa (sexta-feira, 16 de junho) inicia-se pelas 16h20 na Expourense, onde se situa o Parque de Assistência, para a primeira passagem pelos troços de Amoeiro 1 (15,08km) às 16h50 e Irixo Boborás 1 (18,02 km) às 17h35, volta que terminará com um Reagrupamento de 20 minutos no Jardín del Posío (18h30), antecedendo uma visita às assistências (19h05/19h35). Repetem-se, depois, essas mesmas especiais, com Amoeiro 2 às 20h05 e Irixo Boborás 2 às 20h50.

Depois de novo Reagrupamento de 45 minutos em Ourense (21h42), terá lugar a última secção deste primeiro dia, com uma dupla passagem, intervalada, pela SuperEspecial Concello de Ourense, 1,82 km, a completar a partir das 22h30. O regresso ao Parque de Assistência inicia-se às 22h52, havendo 45 minutos para colocar tudo a postos para o dia seguinte, antes da obrigatória entrada no Parque Fechado das viaturas, no Jardín del Posío.

O dia de sábado (17 de junho) está reservado à 2ª Etapa, iniciando-se pelas 09h50, com a saída do Jardín del Posío, para uma rápida ida de 10 minutos às assistências (10h02) antes de fazerem, de novo, à estrada e às batalhas. Os Peugeot 208 Rally4 iniciam os confrontos em Barbadás 1 (10,14 km) às 10h30, seguindo-se Merca-Celanova 1 (23,31 km) às 11h07 e Cartelle-Toen 1 (23,50 km) às 12h10, findo o qual há o primeiro Reagrupamento (40 minutos) do dia na cidade que dá nome ao rali, e nova visita de 30 minutos ao Parque de Assistências, para preparar a segunda volta.

Barbadás 2, às 14h50, abre as hostilidades, servindo de Power Stage (em Espanha denominado TC Plus) para a copa, atribuindo 3-2-1 pontos adicionais aos três mais lestos a cumprir o troço, a somar às pontuações que os concorrentes vierem a obter de acordo com as suas posições na Classificação Geral Final nesta terceira prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023.

Esses resultados serão conhecidos depois de se cumprir os restantes dois troços da prova, Merca-Celanova 2 às 15h30 e Cartelle-Toen 2  às 17h00, intervalados por um Reagrupamento de 30 minutos, num rali que terminará, cumprindo-se o planeado, a partir das 18h00 no pódio montado no Parque de San Lazaro.

* Nota: Horas locais, mais 1h00 do que em Portugal Continental; as horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.


PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

LISTA DE INSCRITOS | RALLY DE OURENSE (3ª prova, de 6)

 

Piloto Júnior País Navegador País
16 Sergi Pérez Junior Espanha Lorena Romero Espanha
18 Santiago Garcia Espanha Nestor Casal Espanha
19 Alex Español Junior Espanha José Murado Espanha
22  Pedro Antunes Portugal Victor Hugo Portugal
23 lago Gabeiras Junior Espanha Adrian Varela Espanha
24 Ricardo Sousa Portugal Luis Marques Portugal
25 Aleksandr Semenov Junior ANA Aleksei Ignatov ANA
26 Joosep Ralf Nögene Junior Estónia Aleks Lesk Estónia
27 Adrià Serratosa Espanha Carla Salvat Espanha
28 Pablo Blanco Espanha Ian Quintana Espanha
29 Manuel Fernandez Espanha Alex Cid Espanha

 

SEIS RALIS EM AMBOS OS LADOS DA FRONTEIRA IBÉRICA

Compondo-se de seis provastrês em Portugal e três em Espanha – num quase equilíbrio entre troços de terra e asfalto, a Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA divide-se por ambos os lados da fronteira ibérica, num mix de provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR e CPR 2RM, sob a égide da FPAK), para o Super Campeonato de Espanha de Ralis (SCER, sob a égide da RFEDA), e ainda para três iniciativas da FIA: Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), European Rally Trophy (ERT) e International Iberian Trophy (IIT).

Para o futuro “Campeão”, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 tem reservado um Grande Prémio Final, permitindo-lhe dar um importante passo na sua carreira nos ralis, a nível nacional (em Portugal ou em Espanha) ou internacional (no Europeu de Ralis), sempre em viaturas da Stellantis Motorsport, génese desta copa monomarca com o selo Peugeot Sport.


CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

28 e 29 de abril Rali Terras d’Aboboreira

(Amarante, Baião e Marco de Canaveses)

Terra Portugal
11 a 14 maio Vodafone Rally de Portugal* Terra Portugal
16 e 17 junho Rally de Ourense Asfalto Espanha
3 a 5 de agosto Rali Vinho Madeira Asfalto Portugal
8 e 9 de setembro Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo Asfalto e Terra Espanha
20 e 21 de outubro RACC Catalunya/Rally de España Terra Espanha