Luta até ao final dá triunfo a Pedro Antunes /Hugo Vítor no arranque da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

Não podia ter começado melhor a edição de 2023 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, com uma luta bem viva pelo triunfo até ao último quilómetro da derradeira especial…. Impróprio para cardíacos é o que melhor descreve este início da competição promovida pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, já que desde cedo foi visível que seriam vários os candidatos ao triunfo e que a luta entre estes era para acompanhar a par-e-passo, tão curtas eram as diferenças que se iam verificando em cada especial.

Com um valoroso lote de 18 equipas inscritas, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA voltou a emprestar uma animação enorme à prova do Campeonato de Portugal de Ralis e European Rally Trophy, deixando uma marca de competitividade nesta edição do Rally Terras D’Aboboreira, a par de uma clara nota de robustez associada aos Peugeot 208 Rally4.

Ricardo Sousa foi a estrela do primeiro dia de prova, com apenas três especiais, nas quais o piloto de Alenquer conseguiu levar a melhor sobre os demais e com uma curta diferença de três segundos para a dupla espanhola Sergi Benitez/Lorena Romero. Logo na secção de arranque se percebeu que luta não iria faltar, já que foram três os vencedores das três especiais de Sexta-feira, Ricardo Sousa, Sergi Benitez e Pedro Antunes, estes dois encerrando o pódio provisório ao cabo da secção de abertura.

Cientes das dificuldades inerentes a uma etapa mais longa (seis especiais), bem como da qualidade e “vontade” de um plantel recheado de bons pilotos, as equipas arrancaram cedo para a etapa de hoje e foi, afinal, Antunes quem mostrou mais argumentos no primeiro e terceiro troços do dia, com Benitez e Sousa logo atrás. O espanhol viria a vencer a segunda especial e esse resultado foi suficiente para se colocar na frente da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA finda a secção matinal, beneficiando, também, do abandono de Ricardo Sousa, após ter perdido uma roda do seu 208 Rally4 (pernos degolados). Com este percalço de Sousa foram Iago Gabeiras/Adrián Varela que ascenderam ao terceiro posto entre os Peugeot.

Benitez parecia estar no bom caminho para garantir o triunfo no Terras d’Aboboreira, até porque à entrada da última especial da prova (Power Stage) conseguiu acumular um avanço de mais de 23 segundos para o mais direto rival, Pedro Antunes. Mas, é sabido, “até ao lavar dos cestos é vindima” e foi mesmo ao cair do pano que, na dianteira, se deu nova reviravolta… Benitez não terminou a especial (transmissão) e o triunfo acabou por sorrir a Pedro Antunes/Hugo Vitor, à frente de Iago Gabeiras – vencedor na categoria Junior – e de Ernesto Cunha/Rui Raimundo, que fecharam o pódio, conseguindo ainda um ponto adicional pelo terceiro tempo assegurado na Power Stage.

Com estes resultados, Pedro Antunes é o primeiro líder da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, somando 28 pontos, resultado do triunfo na prova, ao qual soma 3 pontos pelo melhor tempo na Power Stage. Atrás de si estão mais 11 pilotos, sendo que Iago Gabeiras e Ernesto Cunha acompanham-no neste pódio provisório ao cabo da primeira de seis provas. A próxima é, nem mais nem menos, o Vodafone Rally de Portugal, na estrada entre os dias 11 e 14 de maio.

 

Classificação PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA:

1º Pedro Antunes/Hugo Vitor (Peugeot 208 Rally4), 1h14m40,2s

2º Iago Gabeiras/Adrián Varela (Peugeot 208 Rally4), a 35,3s

3º Ernesto Cunha/Rui Raimuindo ((Peugeot 208 Rally4), a 2m07,2s

4º Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), a 3m08,8s

5º Alexander Semenov/Aleksei Ignatov (Peugeot 208 Rally4), a 3m16,6s

6º Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 4m41,6s

7º Gonçalo Fernandes/Fernando Miguel (Peugeot 208 Rally4), a 6m12,7s

8º Sérgio Dias/Bruno Abreu (Peugeot 208 Rally4), a 8m24,6s

9º Paulo Roque/Marco Macedo (Peugeot 208 Rally4), a 15m42,9s

10º Manuel Pereira/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 23m10,3s

11º Pablo Balnco/Ian Quintana (Peugeot 208 Rally4), a 46m10,5s

12º Max McRae/Mac Kierans (Peugeot 208 Rally4), a 46m31,8s

 

PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA (após 1 prova):

1º Pedro Antunes, 28 pontos

2º Iago Gabeiras, 22

3º Ernesto Cunha 19

(estão classificados mais 9 pilotos)

 

CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

A Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA divide-se por ambos os lados da fronteira ibérica, num mix de provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR e CPR 2RM, sob a égide da FPAK), para o Super Campeonato de Espanha de Ralis (SCER, sob a égide da RFEDA), e ainda para três iniciativas da FIA: Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), European Rally Trophy (ERT) e International Iberian Trophy (IIT).

28 e 29 de abril Rali Terras d’Aboboreira (Amarante, Baião e Marco de Canaveses) Terra Portugal
11 a 14 maio Vodafone Rally de Portugal* Terra Portugal
16 e 17 junho Rally de Ourense Asfalto Espanha
3 a 5 de agosto Rali Vinho Madeira Asfalto Portugal
8 e 9 de setembro Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo Asfalto e Terra Espanha
20 e 21 de outubro RACC Catalunya/Rally de España Terra Espanha

 

* Percurso delineado nos dias 1 e 3 do rali.

Coorganizada pela PEUGEOT Portugal e pela PEUGEOT Espanha e com a gestão logística a cargo da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 volta a ter a Pirelli como parceira, no domínio do fornecimento e assistência em termos de pneus, e os apoios do RACC e do ACP.

 

INFORMAÇÕES E FOTOS:

– em http://www.peugeotrallycupiberica.com/

– no Facebook https://www.facebook.com/peugeotrallycupiberica/

– Imagens da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA para imprensa (livres de direitos editoriais) em  https://aifa.smugmug.com/Motorsport/PEUGEOT-Rally-Cup

 

CONTACTOS:

PEUGEOT PORTUGAL – Jorge Magalhães |  jorge.magalhaes@stellantis.com | + 351 96 986 16 80

SPORTS & YOU – José Pedro Fontes | jpfontes@sportsandyou.pt | + 351 91 762 55 88

GOOD NEWS – Tito Morão | tmorao@goodnews.pt | + 351 91 840 00 01

José Pinheiro | jpinheiro@goodnews.pt | + 351 91 565 32 73